Por que fornecedores desistem da proposta ou descumprem a ata de registro de preços

Tempo de leitura: 1 minuto

Por que fornecedores desistem da proposta ou descumprem a ata de registro de preços? Há alguns fatores que abordaremos aqui.

Por que fornecedores desistem da proposta ou descumprem a ata de registro de preços?

Um dos fatores pelo qual fornecedores descumprem a ata é que não leem atentamente o Termo de Referência  ou quando olham com cuidado, este foi mal elaborado.

Há Termos de Referência  que  não preveem  locais diferentes de entrega.

Então após emitirem  a nota de empenho, pede-se para que a entrega seja feita em 2 ou mais locais  e o fornecedor informa que não considerou isso no preço, pois não estava previsto e que isso afeta custos logísticos.

ebook 40 passos de licitações capacitar

Há preços que são impraticáveis, impossíveis  de se vender, e você,  pregoeiro não tem ferramenta de avaliação do preço.

E por outro lado, as empresas na ânsia de vender vão diminuindo o preço irresponsavelmente.

Por que fornecedores desistem da proposta ou descumprem a ata de registro de preços?

Outro aspecto é que preço estimado, às vezes também não contempla alguns itens de despesas.

A empresa começa a manifestar interesse em  desistir de um item ou da proposta e o Pregoeiro não permite, aplica-lhe uma penalidade e vira um delegado.

Não é de nosso interesse fazer do setor um cartório, com pilhas de processos de penalidade, desfocando do objetivo principal que é comprar -e comprar bem.

Ha que se considerar a importância de analisar o preço sem receio uma proposta inaceitável que esteja num patamar muito inferior ao orçado, auxiliado pelas equipes e requisitantes.

Mais de 20% abaixo do preço da proposta é inexequível; Declare inexequível ou no futuro poderás ter algum tipo de transtorno.

Até logo!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *