As maiores reclamações sobre a responsabilidade do pregoeiro, e por que elas fazem sentido.

Tempo de leitura: 2 minutos

Reclamações sobre a responsabilidade do pregoeiro: Devido a convivência e contato com Pregoeiros de todo o Brasil, ficou evidente que a responsabilidade do pregoeiro justifica uma atenção especial sobre a função. Porém…

As maiores reclamações sobre a responsabilidade do pregoeiro, e por que elas fazem sentido.

Primeiramente, não se deve atribuir a função de pregoeiro como mais uma função acumulada com tantas outras, como aquele caso em que o servidor é um Pregoeiro somente quando tem um pregão para ele fazer, por que isso atrapalha o desenvolvimento profissional.

O Pregoeiro deve ser designado somente para ser Pregoeiro, outra medida pode comprometer a eficiência e domínio de todos os procedimentos, atribuições e responsabilidades.

Não podemos esquecer que o Pregoeiro é um agente que entre outros integra um sistema de compras e contratações, assim, quando não se tem pregão a fazer, o Pregoeiro pode estar atento às necessidades junto a outros setores diretamente ligados ao suprimento da organização.

ebook 40 passos de licitações capacitar

Dessa forma, o Pregoeiro vai se profissionalizando e se aperfeiçoando.

Então essa é uma das maiores reclamações: o acúmulo de tarefas.

Reclamações sobre a responsabilidade do pregoeiro

Outra reclamação, também justa, é a responsabilidade do pregoeiro sem qualquer tipo de gratificação financeira, afinal o Servidor não fez um concurso para ser Pregoeiro.

Trata-se de uma função adquirida na atividade e que a legislação exige capacitação específica com responsabilidades que se somam àquelas inerentes ao cargo.

Eu diria a você que a responsabilidade do pregoeiro não se limita às responsabilidades por qualquer irregularidade ou ilegalidade, vai muito mais além, vai até ser responsável pela qualidade daquilo que adquire.

Imaginemos um Pregoeiro hospitalar fazer um pregão às pressas por falta de planejamento do setor de compras e almoxarifado e suprir o hospital com algo que não atende a necessidade!

Vidas humanas podem ficar comprometidas! Outra responsabilidade do pregoeiro está em comprar bem e com economia, trazendo um retorno econômico para sua Organização aplicar em outra necessidade!

Não esqueçamos que a função de licitações na Organização Pública responde por não deixar faltar nada,  para que assim a Administração desenvolva as atividades para as quais ela foi criada, estando em jogo o interesse público.

é possível recusar ser pregoeiro ou fiscal ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *