Como fazer a licitação e a contratação de terceirização do jeito certo?

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Como fazer a licitação e a contratação de terceirização do jeito certo? não é tarefa tão simples como pode parecer. Não são raras na realidade da gestão pública brasileira, nossas Organizações se verem em verdadeiras teias de aranhas, inclusive comparecendo aos Juízos Trabalhistas, em função de a contratada não honrar seus compromissos juntos aos seus empregados. Pensando nisso, elaboramos essas dicas para lhe auxiliar.

Como fazer a licitação e a contratação de terceirização do jeito certo?

  1. Planejamento;
  2. Nomear o Pregoeiro e sua equipe de apoio, tão logo seja o objeto requisitado, devendo este acompanhar todos os passos da fase interna da licitação para compreender aspectos técnicos do objeto no momento dos julgamentos;
  3. Realização de estudos preliminares detalhados;
  4. Termo de Referencia elaborado pelo setor técnico ou pessoal com conhecimento e experiência prática;
  5. Estabelecer em tabela própria materiais e equipamentos necessários à execução dos serviços, considerando qualidade e quantidade que o licitante deverá declarar o seu fornecimento;
  6. Estabelecer a qualidade mediante a apresentação de marcas como parâmetro de qualidade para orientar os fornecedores em suas propostas
  7. Detalhamento da equipe técnica com nível de formação e experiência que executarão os serviços, quando for o caso, inclusive o preposto da contratada;
  8. Elaboração do Mapa de Risco pela área técnica;
  9. Mensuração de todos os itens e informações que representam custos na execução prática do objeto no termo de referencia como parâmetro de julgamento da proposta;
  10. Análise da habilitação econômica e financeira por pessoal habilitado e com experiência prática em contabilidade empresarial;
  11. Gerenciar o contrato por meio das fiscalizações administrativas, técnicas, setorial e público usuário de forma efetiva com definições de metas e mensuração objetiva de qualidade.
  12. Gerenciar e controlar o processo de pagamento com vistas a evitar o atraso nos pagamentos à contratada;
  13. Informatizar todo o processo de gestão contratual: Adquirir software especializado em gestão de contrato e gerenciamento de serviços.

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